É um serviço da Secretaria Municipal de Saúde, especializado no atendimento das doenças e acidentes relacionados ao trabalho, desenvolvendo ações de promoção, prevenção, assistência, reabilitação e vigilância à Saúde do Trabalhador, coordenado pelo Ministério da Saúde através da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST).
Missão
Promover e proteger a saúde dos trabalhadores e reduzir a morbimortalidade decorrente do modelo de desenvolvimento e dos processos produtivos, assegurando a qualidade da atenção à saúde do trabalhador na rede do SUS, com ênfase nas ações de vigilância.
Visão
Ser um centro de referência de excelência em atenção e vigilância em saúde do trabalhador.
Competências do CEREST
Cabe ao CEREST, de acordo com a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da trabalhadora, Portaria nº 2, de 28 setembro de 2017(Portaria 1.823GM /MS /2012)
- Desempenhar as funções de suporte técnico, polo irradiador de conhecimento, de educação permanente, de coordenação de projetos de promoção, vigilância e assistência à saúde dos trabalhadores, no âmbito da sua área de abrangência, visando estabelecer a relação entre o trabalho e o adoecimento;
- Dar apoio matricial para o desenvolvimento das ações de saúde do trabalhador na atenção primária em saúde, nos serviços especializados e de urgência e emergência, bem como na promoção e vigilância nos diversos pontos de atenção da Rede de Atenção à Saúde;
- Atuar como centro articulador e organizador das ações intra e intersetoriais de saúde do trabalhador, assumindo a retaguarda técnica especializada para o conjunto de ações e serviços da rede SUS e se tornando polo irradiador de ações e experiências de vigilância em saúde, de caráter sanitário e de base epidemiológica;
- Implementar as linhas de cuidados e informações em Saúde do trabalhador.
Quem deve ser atendido pelo CEREST?
Todos os trabalhadores, homens e mulheres, que trabalham na área urbana ou rural, independente de sua forma de inserção no mercado de trabalho, formal ou informal, de seu vínculo empregatício, público ou privado, assalariado, autônomo, avulso, temporário, cooperativado, aprendiz, estagiário, doméstico, aposentado e mesmo os desempregados desempregado, (Brasil,2012).
Quando devo procurar a Diretoria de Vigilância em Saúde do Trabalhador / CEREST?
I. Com suspeita de doença relacionada ao trabalho, ou que tenha sofrido um acidente de trabalho (não fazemos atendimento de Urgência).
- Gerência do Centro de Referência em Saúde do trabalhador (3524 8731)
Assistência voltada para análise das relações causais entre os sinais e sintomas apresentados e a exposição aos riscos presentes nos ambientes e processos de trabalho, visando o diagnóstico correto e um plano terapêutico adequado, incluindo a reabilitação física e psicossocial. O usuário trabalhador será orientado sobre as medidas de prevenção e direitos trabalhistas e previdenciários, a notificação dos agravos relacionados ao trabalho e, se necessário, o acionamento dos setores da vigilância em Saúde.
II. Para esclarecer dúvidas quanto aos processos de alvará sanitário de empresas fiscalizadas pelo CEREST, fazer denúncias de situações de risco à saúde do trabalhador ou tiver dúvida na notificação dos casos suspeitos de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.
- Gerência de Vigilância e Fiscalização em Saúde do Trabalhador (3524 8702)
Compõe a Vigilância em Saúde, abrangendo a vigilância epidemiológica das doenças e acidentes relacionadas ao trabalho e a vigilância dos ambientes e processos de trabalho, em estabelecimentos e atividades do setor público e privado, urbanos e rurais. Inclui ainda:
*Produção, a divulgação e difusão de informações em saúde;
* Análise e monitoramento dos dados relacionados à saúde do trabalhador no SINAN;
* Ações de educação em Saúde;
* Elucidar dúvidas quanto a prevenção dos riscos à saúde e segurança dos trabalhadores nos ambientes de trabalho e sobre o Alvará Sanitário, suas taxas ou prorrogação de prazo e cumprimento das intimações;
*Atender denúncias de irregularidades quanto ao cumprimento de normas de saúde e segurança nos ambientes de trabalho.
Lista de Acidentes e Doenças relacionadas ao Trabalho passíveis de notificação no SINAN
Portaria nº 4 e 5, de 28 setembro de 2017(Portaria 204 e 205 GM /MS /2016)
* Acidente com exposição a material biológico;
* Acidente de Trabalho Grave, Fatal e com Crianças e Adolescentes;
* Intoxicação Exógena;
* Câncer relacionado ao Trabalho;
* Dermatose Ocupacional;
* Distúrbio de Voz relacionado ao Trabalho;
* LER/DORT;
* Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR);
* Pneumoconiose;
* Transtorno Mental relacionado ao Trabalho.
Como posso levar a Saúde do Trabalhador ao meu local de trabalho?
Entrar em contato e fazer sua solicitação, através de:
- Diretoria e Gerências: vigilanciacerestgoiania@gmail.com (62) 35248702
- Gerência do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (62) 3524-8743
- Solicitação de palestras: eventoscerestgoiania@gmail.com
- Denúncias: stfiscalizacao@gmail.com
- Fluxo de atendimento ao acidentado com material Biológico: amb.cerestgoiania@gmail.com
- Agendamento e informações de atendimentos: (62) 3524 8731
- Facebook: Diretoria de Vigilância em Saúde do Trabalhador / CEREST Regional Goiânia
Endereço
Rua 16A, n.622, Q.25A, L02 Setor Aeroporto, Goiânia – GO
CEP: 74075-150
Acho que estou doente por causa do meu trabalho. O que devo fazer?
Procure atendimento médico em uma Unidade de Saúde do município, e, caso haja relação da doença com seu trabalho, pode ser encaminhado para o CEREST, via regulação, pela especialidade 50 – Medicina do Trabalho, CID 10, Z 57 ou ligar no telefone, 3524 8731 e agendar sua consulta.
*Atenção: durante a consulta médica é importante informar sobre sua ocupação atual e as anteriores, visando identificar a exposição aos riscos à saúde e situações presentes no ambiente e processos de trabalho.
Como é formada a equipe do Diretoria de Vigilância em Saúde do Trabalhador/CEREST?
Conta com uma equipe multidisciplinar, desenvolvendo ações de promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação dos usuários trabalhadores. Segue algumas ações:
- Educação Continuada: palestras, cursos e campanhas educativas;
- Fiscalização nos ambientes e processos de trabalho;
- Vigilância epidemiológica dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, investigação notificação e monitoramento de SINAN;
- Consultas: médico do trabalho, infectologista, enfermagem, psicólogo, fisioterapeuta e fonoaudiólogo;
- Terapia vocal;
- Psicoterapia;
- Fisioterapia;
- Serviço social; acolhimento orientações e encaminhamentos aos serviços e políticas públicas.