ESTÁGIOS CURRICULARES OBRIGATÓRIOS
Às instituições de ensino contratualizadas, a SMS disponibiliza cenários de prática para realização de estágio curricular obrigatório.
ESTÁGIOS CURRICULARES OBRIGATÓRIOS
Estágio curricular obrigatório é toda atividade realizada pelos acadêmicos no internato ou no último ano dos cursos de graduação, pelos residentes dos programas de residência e pelos pós-graduandos dos cursos de especialização na área da saúde. Possui o objetivo de preparar o estudante para o trabalho por meio da experiência e vivência em campo, proporcionando-lhe oportunidade de se aproximar da realidade profissional na qual atuará. Obrigatoriamente essa atividade será diretamente acompanhada por um preceptor indicado pelo serviço de saúde em parceria com o professor responsável pela disciplina.
Os cursos de graduação, cujos projetos pedagógicos não possuem prática nos moldes de internato, deverão discutir a situação junto à Escola Municipal de Saúde Pública.
FLUXO DE AUTORIZAÇÃO PARA ESTÁGIOS CURRICULARES OBRIGATÓRIOS
- O coordenador geral que foi indicado pela instituição de ensino (IE) habilitada deverá solicitar à EMSP o fluxo e todos os documentos necessários para a autorização da utilização dos campos de prática da SMS Goiânia. Posteriormente, o coordenador geral de estágios da IE deverá repassar os modelos dos documentos necessários e as instruções de preenchimento dos mesmos para a coordenação dos cursos que deverá solicitar a autorização de utilização dos campos de prática à EMSP.
- O coordenador/professor da disciplina deverá preencher corretamente todos os documentos necessários e providenciar que todos os envolvidos (alunos, coordenadores, professores, preceptores, gestores das unidades de saúde e outros) assinem os respectivos documentos. O plano de atividades deverá ser elaborado juntamente com o preceptor/gestor da unidade de saúde. Posteriormente o Coordenador/Professor deverá entregar os documentos em 2 (duas) vias originais na EMSP, no prazo máximo de 05 dias de antecedência à data de início do Estágio.
- No ato da entrega dos documentos, o servidor da EMSP fará a conferência dos documentos originais e, se estiverem corretos, os mesmos serão recebidos e será entregue um protocolo para retirada posterior do encaminhamento de estágio. Caso haja erros no preenchimento dos campos, rasuras e falta de assinaturas, os documentos não serão recebidos.
- Na data contida no protocolo de entrega de documentos, o coordenador/professor poderá retirar na EMSP o encaminhamento dos estudantes para a atividade solicitada. O encaminhamento deverá ser apresentado na unidade de saúde para o início da atividade.
DOCUMENTOS-MODELO PARA ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO:
Relação de estudantes e plano de atividades de estágio (anexo 1)
Termo de compromisso do estudante (anexo 2)
Termo de responsabilidade do professor (anexo 3)