Rede Municipal de Saúde realiza teste rápido para HIV, Hepatites B e C, e Sífilis

Rede Municipal de Saúde realiza teste rápido para HIV, Hepatites B e C, e Sífilis

Teste é oferecido gratuitamente em unidades municipais de saúde de Goiânia. Paciente que obtiver resultado positivo é automaticamente encaminhado para tratamento.


A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), disponibiliza para a população o “teste rápido” - procedimento que detecta o vírus HIV. Pode realizar gratuitamente o teste quem se encaixar no perfil de vulnerabilidade que, dentre outras situações, abrange usuários de drogas e profissionais do sexo.

O serviço oferecido pela SMS não é novidade na capital. Desde 2009, quando o Ministério da Saúde determinou que o teste - antes utilizado apenas como triagem - fosse oficialmente realizado como diagnóstico, a Secretaria de Saúde vem gradativamente implantando o sistema. Ela é quem promove e mantém os processos de qualificação e educação permanente para os profissionais de saúde em conformidade com as diretrizes do Ministério.

Unidades de saúde que oferecem o teste


HIV e Aids


HIV é a sigla em inglês do Vírus da Imunodeficiência Humana, causador da Aids, que ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+, pois o HIV altera o DNA dessa célula e faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, o vírus rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.


Ter o vírus HIV não é a mesma coisa que ter a Aids. Uma pessoa HIV positiva pode demorar a apresentar os sintomas clínicos e desenvolver a doença ou não ter sintomas durante a vida. O perigo desta doença é que os sintomas apenas aparecem quando já está em estágio avançado, por isso é importante fazer testes laboratoriais caso há a suspeita de contaminação.

A Aids é a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. Essa doença ataca as células de defesa do nosso corpo, deixando o sistema imunológico fraco e tornando-o mais vulnerável a diversas doenças, desde um simples resfriado até infecções mais graves como tuberculose e hepatite.

Existem também as complicações neurológicas, a perda de peso e a deterioração física do paciente. As pessoas que forem infectadas com o vírus da Aids têm um risco enorme de desenvolverem vários tipo de câncer. Além disso, em estágio avançado, os portadores da Aids apresentam sintomas como febre, transpiração excessiva, glândulas inchadas, calafrios, fraqueza e perda de peso.

Detectada com antecedência, a doença pode ser controlada e o soropositivo tem uma maior qualidade de vida, seguindo corretamente as recomendações médicas.

A pessoa que possui o vírus pode transmiti-lo para outras pessoas, por meio de relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação. A transmissão do HIV não ocorre por beijo, toque, abraço, aperto de mão, compartilhamento de toalhas, talheres, pratos, suor ou lágrimas.

Caso seja feito um teste de HIV, e seja detectada a presença de tal vírus, não necessariamente significa que o indivíduo está com Aids. A maneira mais utilizada para diagnosticar a doença é através do teste de HIV, que geralmente são realizados no sangue venoso. Caso a primeira amostra indique possíveis sinais de infecção, um novo teste será feito, e em uma segunda amostra de sangue, será diagnosticado se o primeiro resultado é verdadeiro ou não.

Apesar de não haver ainda uma cura para a Aids, estudos continuam sendo feitos, e algumas drogas estão mostrando um significativo impacto na progressão da doença, o que tem retardado consideravelmente o aparecimento de infecções oportunistas e prolongado a vida.