Campanha medicamento Palivizumabe

Campanha medicamento Palivizumabe

A gerência de Assistência Farmacêutica (GAF), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, promove a Campanha para administração do medicamento Palivizumabe durante os meses de fevereiro à julho. O Palivizumabe é um anticorpo monoclonal que protege os prematuros contra as formas graves da infecção causada pelo vírus sincicial respiratório (VSR), reduzindo as internações por infecções respiratórias em unidades neonatais e pediátricas principalmente durante o período de sazonalidade do vírus, compreendido no período citado acima.

O VSR é um dos principais agentes etiológicos envolvidos nas infecções respiratórias agudas nos dois primeiros anos de vida, podendo causar bronquiolite e pneumonia, o que provoca maior gravidade quando acomete bebês prematuros, cardiopatas e portadores de doença pulmonar crônica da prematuridade.

O Palivizumabe é fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e seu uso clínico foi instituído pelo Ministério da Saúde, no ano de 2013, por meio da Portaria 522/2013. A GAF é responsável por realizar a Campanha para crianças residentes no município e crianças hospitalizadas nos estabelecimentos da capital. Para a criança fazer parte do Programa e receber o Palivizumabe, é necessária a realização de um cadastro específico e aprovação prévia da equipe médica da Secretaria Municipal de Saúde.

Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 3524-1502 ou e-mail dvaf.smsgoiania@gmail.com.


Documentação e Orientações Necessária (clique para baixar):

Nota Técnica Conjunta Nº 05/2015


Baixar PDF

Gerência de Assistência Farmacêutica/GAF, Diretoria de Apoio Logístico e Assistencial/DALA, telefone 3524-1502, e-mail dvaf.smsgoiania@gmail.com