Cursos

A EMSP também auxilia na realização de atividades educativas como oficinas, cursos e capacitações, oferecendo apoio ao seu planejamento, organização e execução. Conheça as formas de auxílio que o Centro de Formação oferece.

  1. Como meu Departamento pode fazer para solicitar apoio a um projeto educativo (não oferecido pelo EMSP)?

    O primeiro passo é procurar a EMSP para que o seu projeto seja apresentado e deliberado pela Câmara Técnica de Educação Permanente em Saúde - CTEPS. O departamento interessado em realizar uma atividade educativa deve fazer um memorando ou entrar em contato solicitando o apoio da EMSP.

  2. Como a EMSP pode me ajudar?

    Depois de uma parceria firmada, um profissional da EMSP e outro do departamento solicitante estruturam o planejamento do curso. O profissional da EMSP acompanha o evento, oferecendo apoio na organização e nas questões pedagógicas que envolvem as atividades educativas, contribuindo para que os objetivos sejam atingidos.

  3. Qual é o prazo para fazer essa solicitação de apoio?

    O prazo mínimo para solicitar o apoio da EMSP é de no mínimo 60 dias antecedentes à data do evento, pois o mesmo precisa ser enviado para deliberação da Câmara Técnica de Educação Permanente em Saúde 10 dias antes da reunião ordinária que acontece no final de cada mês.

  4. Os recursos (hospedagem, material gráfico, palestrantes) necessários para o evento são de responsabilidade da EMSP?

    Não. A EMSP não possui verba própria, não sendo possível arcar com este tipo de despesa. Isso significa que a escolha e o contato com os palestrantes, materiais gráficos, passagens, hospedagens, locação de auditórios, alimentação e outros detalhes que exigem custos são de responsabilidade do departamento que solicita a realização do projeto educativo. O planejamento prévio junto com a equipe da EMSP poderá identificar o apoio na estruturação e logística para a realização das propostas.

  5. Quem é o responsável pelos convites e certificados das atividades educativas?

    A EMSP deve convidar os participantes e organizar suas inscrições. A solicitação de certificação aos participantes e palestrantes é de responsabilidade da EMSP e a emissão dos mesmos é realizada pela Secretaria Municipal de Administração - SEMAD para cursos com carga horária acima de 15 horas e 80% de frequência.

  6. O que devo fazer para ter o meu certificado?

    Depois de pronto, o certificado (carga horária acima de 15 horas) ou declaração (carga horária de até 15 horas) é encaminhado à unidade na qual o participante trabalha. Não há prazo determinado para a entrega dos certificados. Qualquer dúvida basta ligar para a EMSP (3524-8268).

  7. Se o evento for cancelado, o que o departamento solicitante deve fazer?

    O cancelamento deve ser informado a EMSP 7 dias úteis antes da data marcada para o evento. Além de avisar a EMSP, o departamento também tem responsabilidade de informar o cancelamento aos palestrantes convidados. A EMSP se responsabiliza pelo contato com os Distritos Sanitários para informar aos participantes sobre o cancelamento do curso.