Dezembro Vermelho

Confira as unidades de saúde que aplicam testes rápidos para HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis.

A Secretaria Municipal de Goiânia realiza desde 2016 os testes rápidos do HIV, vírus da hepatite B, vírus da hepatite C e a presença do treponema da Sífilis em suas unidades de saúde e, em janeiro de 2020, aumentou a oferta de testagem de 11 para 59 unidades de saúde.

Os testes rápidos são métodos de detecção do HIV, vírus da hepatite B, vírus da hepatite C e a presença do treponema da sífilis que não necessitam de uma estrutura de laboratório para sua execução e oferecem resultados, no máximo, em 30 minutos.

Para a realização dos testes rápidos, são utilizados amostra o sangue da polpa digital, punção venosa ou fluido oral (para o exame exclusivo do HIV).

Podem fazer a testagem qualquer pessoa, acima de 12 anos, que tenha tido situação de exposição de risco de transmissão seja por relação sexual desprotegida, acidente com material perfuro cortante com presença de sangue, uso de drogas injetáveis ou situação de violência sexual.

No período de julho de 2019 a junho de 2020 foram realizados 13.167 testes de HIV, 7.833 testes rápidos de hepatite B, 7.722 testes rápidos de hepatite C e 10.769 testes rápidos de Sífilis.

Unidades de Saúde que Realizam Testes Rápidos em Goiânia

OBS: As unidades UPA Novo Mundo, UPA Itaipu, UPA Noroeste e CAIS de Campinas realizam os testes rápidos quando a exposição aos vírus foi em tempo inferior a 72 horas.