Atividades Práticas de Ensino

ATIVIDADES PRÁTICAS DE ENSINO NA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Às instituições de ensino contratualizadas, a SMS disponibiliza cenários de prática para realização de atividades acadêmicas como atividades práticas de ensino e estágio curricular obrigatório.

ATIVIDADES PRÁTICAS DE ENSINOS

Atividade prática de ensino (ou aula prática) é toda atividade de estágio realizada pelos acadêmicos do primeiro ao penúltimo ano dos cursos com vistas a demonstrar e fixar conteúdos previamente estudados, bem como possibilitar a reflexão sobre a atividade em si, dotando de significado a aprendizagem realizada. Obrigatoriamente todas as atividades práticas devem ser acompanhadas e orientadas por profissional indicado pela instituição de ensino.

Quando se tratar de cursos de graduação, caso os acadêmicos não tenham tido atividades práticas de ensino em unidades/serviços de saúde, os mesmos deverão ser acompanhados e orientados por profissional indicado pela instituição de ensino.

FLUXO DE AUTORIZAÇÃO PARA ATIVIDADES PRÁTICAS DE ENSINO

1. O coordenador geral que foi indicado pela instituição de ensino (IE) habilitada deverá solicitar à EMSP o fluxo e todos os documentos necessários para a autorização da utilização dos campos de prática da SMS Goiânia. Posteriormente, o coordenador geral de estágios da IE deverá repassar os modelos dos documentos necessários e as instruções de preenchimento dos mesmos para a coordenação dos cursos que deverá solicitar a autorização de utilização dos campos de prática à EMSP.
  2. O coordenador/professor da disciplina deverá preencher corretamente todos os documentos necessários e providenciar que todos os envolvidos (alunos, coordenadores, professores, preceptores, gestores das unidades de saúde e outros) assinem os respectivos documentos. O plano de atividades deverá ser elaborado juntamente com o preceptor/gestor da unidade de saúde. Posteriormente o Coordenador/Professor deverá entregar os documentos em 2 (duas) vias originais na EMSP, no prazo máximo de 05 dias de antecedência à data de início do Estágio.
  3. No ato da entrega dos documentos, o servidor da EMSP fará a conferência dos documentos originais e, se estiverem corretos, os mesmos serão recebidos e será entregue um protocolo para retirada posterior do encaminhamento de estágio. Caso haja erros no preenchimento dos campos, rasuras e falta de assinaturas, os documentos não serão recebidos.
  4. Na data contida no protocolo de entrega de documentos, o coordenador/professor poderá retirar na EMSP o encaminhamento dos estudantes para a atividade solicitada. O encaminhamento deverá ser apresentado na unidade de saúde para o início da atividade.

DOCUMENTOS-MODELO PARA ATIVIDADE PRÁTICA DE ENSINO/AULA PRÁTICA:

Relação de estudantes e plano de atividades práticas (anexo 1)

Termo de compromisso do estudante (anexo 2)

Termo de responsabilidade do professor (anexo 3)

Fale conosco: (62) 3524-1165; E-mail: emspgoiania@gmail.com; Endereço: 6ª Avenida, s/nº, Área 58, Lt. 1/7 – Setor Leste Vila Nova